Ursinho Lua

Ursinho Lua

Esse quadrinho Ursinho Lua que a Di Feltro preparou é uma graça.

E versátil assim, pode ser usado na decoração de porta maternidade, no quartinho do bebê, na decoração do primeiro aniversário.

Muito delicada a combinação das estampas de feltro escocês com a estampa margarida mini azul e listras azul, da Érica Catarina.

Queremos muito ver as suas versões dessa fofura. 

Aproveite esse PAP tão detalhado. Faça com muito capricho, fotografe e publique em suas redes sociais.

LISTA DE MATERIAL

•Feltros lisos azul medio, branco e cinza claro.

•Feltros Mewi Estampados:

    – Escocês azul

    – Érica Catarina – Margaridas – Margarida Mini Azul

    – Érica Catarina – Classicos –  Listras Azul

    – Feltro Prateado Metalizado liso

•Linha Ancher Mouliné Metalizada – Cor 301 (Prata)

•Linhas cores: branca, preta, azul médio.

•Fita gorgurão cinza claro (7mm)

•1 pompom branco (1,5 cm)

•Caneta Fantasminha

•Bastão e Pistola de cola quente

•Cola de silicone líquida

•Tesoura e agulha

•Manta PAC 8mm

•Lantejoulas de estrelas brilhantes (1cm)

•Blush rosa

•Papel Panama ou papelão grosso

MATERIAL OPCIONAL: Velcro branco, fita gorgurão branca (7mm), termocolante, ferro a vapor.

PASSO A PASSO

FOTOS 1 / 2 e 3: Risque e recorte os moldes das orelhas 2 vezes parte interna (feltro Margarida Mini Azul e 4 vezes parte externa (feltro cinza claro)]. Peque a parte da frente da orelha e borde, com ponto palito e linha azul medio, a parte interna na posição indicada. Posicione a parte de trás da orelha e borde com ponto caseado e linha cinza, unindo as duas, sem colocar enchimento. Reserve.

FOTOS 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9 e 10: Risque e recorte o molde da perna (1 vez na manta PAC e 2 vezes no feltro cinza claro). Pegue a parte da frente da perna, no feltro cinza e, com a caneta fantasminha, risque as dobrinhas usando o molde como gabarito se necessário. Cole com cola de silicone, a manta PAC somente na parte da frente da perna, onde desenhou as dobrinhas. Borde as dobrinhas com ponto atras e linha preta (1 fio), prendendo também a manta no bordado para dar um leve relevo nas mesmas. Junte a parte de trás da perna e borde com ponto caseado e linha cinza claro toda a margem, fechando a peça. Reserve.

FOTOS 11 a 12: Repetir o mesmo processo da perna, só que sem bordar dobrinhas.

FOTOS 13 a 16: Repetir o mesmo processo da perna, só que em vez de bordar dobrinhas, cole o retalho cortado com cola de silicone no feltro listras azul e borde as margens com ponto palito, também prendendo a manta junto no bordado para dar um leve relevo no mesmo.

FOTOS 17 a 23: Risque e recorte o molde da cabeça (1 vez na manta PAC e 2 vezes no feltro cinza claro). Corte também 1 vez a parte da boca no feltro branco e 1 vez o focinho no feltro mini margaridas azul. Pegue a parte da frente e cole a manta pac no verso com cola de silicone. Com a caneta fantasminha e a ajuda do molde do rosto como gabarito, se necessário, desenhe e borde com ponto atras  e linha preta (1 fio) os riscos dos olhos e sobrancelhas. Desenhe também os tracejados do meio da testa e borde com ponto alinhavo e 1 fio de linha preta. Cole também com cola de silicone a boca branca no local indicado, colando depois o focinho por cima. Borde as margens da boca com ponto palito e 1 fio de linha cinza claro e o focinho borde também com ponto palito, mas 1 fio de linha azul medio. Não se esqueça que também aqui tudo deve ser bordado prendendo a manta para dar leve relevo. Antes de unir a parte de trás do feltro cinza claro na cabeça, posicione as orelhas nos locais indicados colando-as com um pingo de cola silicone somente para mante-las no lugar enquanto você faz todo o bordado das margens da cabeça com ponto caseado e linha cinza claro, caseando entre partes as áreas das orelhas, fechando toda a cabeça. Reserve.

FOTOS 24 a 27: Risque e recorte o molde da lua (1 vez na manta PAC e 2 vezes no feltro metalizado Prateado liso) e repita o mesmo processo da perna, fazendo um “sanduíche feltro/manta/feltro” e bordando as margens com ponto caseado e 1 fio de linha prateada. Reserve.

FOTOS 28 a 33: No papel Panamá ou papelão duro, risque e recorte um quadrado de 33x33cm. No feltro azul medio, risque a margem desse quadrado. Depois, faça uma margem EXTERNA de 3 cm de cada lado do quadrado. Corte cada ponta do quadrado ja riscado e cortado para ajudar na hora de “encapar” o papelão com o feltro azul. Para isso, passe cola de silicone em todo o quadrado do papelão, cole-o de forma centralizada no feltro azul, estique bem para não ficar nada em relevo e depois cole as margens que sobrarem dobrando.as para trás, conforme mostra a foto. Reserve.

FOTOS 34 a 40: No feltro escocês azul e na manta PAC, repita o mesmo processo feito com o feltro azul: risque um quadrado de 33x33cm, risque as margens (DESSA VEZ INTERNAS) de 3cm de cada lado da manta PAC e, ao invés de encapar como foi feito com o feltro azul, você deve recortar o meio da manta PAC ligeiramente (cerca de 2mm) menor que o risco. No feltro escocês, risque uma vez no avesso esse quadrado e margens e duplique o feltro colocando direito com direito, e costure a parte interna da margem com ponto reto na maquina de costura,  antes de retirar a parte interna (OBS: se for costurar a mão, retire a parte interna do quadrado e costure unindo as margens com ponto atras do lado do avesso e vire para dar um melhor acabamento na peça. Feito isso, desvire o feltro escocês colocando do lado direito e encaixe a manta PAC dentro dele, prendendo com alfinetes, de forma que você possa costurar bordando a margem externa do escocês com ponto caseado e linha branca, sem que a manta “escape” de seu lugar. Na foto 40 você poderá ver como fica a moldura do escocês finalizada.

FOTO 41 a 44: Ajuste essa moldura, ajeitando-a sobre o papelão com feltro azul e alinhando as margens. Cole-a com cola quente no feltro azul, cuidando para não deixar vazar excessos. Posicione a lua e as estrelas conforme indica a foto, cuidando para que a lua esteja o mais centralizada possível. Para colar o ursinho, cole a sequencia: corpo / cabeça (cole a cabeça só sobre a lua e o topo do corpo, não no feltro azul) / perna / braço / pompom no rabinho. Para dar acabamento a parte de trás do quadro, recorte um quadrado de feltro cinza claro de 33x33cm e cole-o com cola de silicone tampando todo o verso. Depois, recorte 2 corações de aproximadamente 3,5cm de altura x 5 cm de largura no feltro branco. Corte 32cm de fita gorgurão cinza claro e dobre marcando o meio. Posicione esse meio no topo do quadro de forma centralizada e sem colar. Cole com cola quente somente as pontas, niveladas, em cada margem lateral, com um coração branco por cima de cada uma para fazer o suporte para pendurar.

Peça finalizada!

OPCIONAL: Caso queira fazer também um nome pra anexar ao quadro, você pode faze-lo dentro de uma nuvem. A fonte que utilizei para escrever o nome Vitor se chama “Armonioso” e o tamanho da fonte foi 350, escrita dentro do programa Word. O tamanho da fonte e da nuvem vai depender do tamanho do nome que você tiver para fazer. O importante é distribuir o nome de forma centralizada dentro da nuvem. Esta nuvem, é feita da mesma forma que foram feitos os braços, mudando somente com a inclusão de 2 fitas de gorgurão branco, coladas na parte de trás da manta PAC com cola de silicone, de forma que deixe a nuvem equilibrada e centralizada debaixo do quadro. Nesse quadro, optei por fazer a colocação de um nome que, para quem trabalha com encomenda, facilita muito o trabalho, pois fiz uma aplicação de um pedaço quadrado (2x2cm) de velcro branco na base do quadro, por trás. Assim a outra ponta do velcro você coloca nas pontas das fitas brancas de gorgurão que saem da nuvem, fazendo um “sanduíche” de velcro/fita/velcro branco em cada ponta, colando tudo com cola quente. Fazendo assim, te possibilita ja deixar vários quadros feitos para pronta entrega e você pode ir fazendo os nomes e encaixando depois a medida que for vendendo os mesmos.

FOTOS 45 a 55: Imprimir o nome no tamanho desejado e recortar em torno e dentro das letras. Riscar do lado avesso na parte lisa do termocolante. Recortar em torno (fora do risco do molde) e, no avesso do feltro escocês, aplicar a parte porosa do termocolante, passando o ferro a vapor por trás por um período de 10 a 15 segundos no máximo. Recortar o nome em cima do risco do molde, inclusive retirando as partes internas das letras. Retirar o papel do termocolante de trás do nome e aplicar (de forma alinhada) o avesso do nome no feltro (onde esta a cola do termocolante) no feltro azul medio e passar novamente o ferro a vapor. Recortar em torno do nome deixando uma margem de cerca de 2 a 3 mm no máximo (no meu nome deixei de 2mm).

FOTOS 56 a 65: Desenhar a nuvem do tamanho do seu nome, recortar 1x o molde dessa nuvem na manta PAC e 2x no feltro branco. Colar o nome no centro da parte da frente da nuvem de forma centralizada, usando cola de silicone. Não colar a manta PAC atras antes de bordar toda a margem azul que contorna o nome com ponto caseado e linha azul medio, aplicando-a na nuvem branca. Depois do nome todo aplicado, colar a manta PAC atras da parte da frente da nuvem e, antes de unir a outra parte pra fechar as margens, cole as pontas das fitas brancas de gorgurão (15cm cada fita) em cada lado superior da nuvem, sempre medindo com a base do quadro a melhor posição para isso. Cole as fitas cerca de 2cm para dentro da nuvem, com cola de silicone. Una a parte branca de trás da nuvem e caseie toda a margem da nuvem com linha branca, caseando entre partes quando chegar nas fitas.

FOTOS 66 a 77: Na parte de trás do quadro, na base inferior, posicione a nuvem pronta, colocando as fitas sobre essa base, para medir e definir a distancia que você quer que a nuvem fique da base do quadro. Apos definidos distancia e posicionamento, corte o excesso de fita e faça uma pequena marcação de posicionamento na base do quadro, onde deverão ser coladas, com cola quente, as 2 metades quadradas de 2x2cm de velcro branco. Na ponta de cada fita, como dito acima, faça um sanduíche: outra metade do velcro/ponta da fita gorgurão/feltro branco, também obedecendo o tamanho de 2×2 do quadrado ja colado no quadro, corte o excesso de feltro branco para deixa-lo também com 2x2cm. Depois de tudo feito, basta colar o velcro da fita no velcro do quadro e sua peça com nome estará pronta para venda e o nome poderá ser trocado por outro a qualquer momento (principalmente quando nasce um irmãozinho, a mãe pode aproveitar o quadro e mandar fazer só outro nome).

Este PAP foi desenvolvido pela querida Di Jensen do Ateliê Di Feltro.

Para conhecer outros trabalhos da artesã, visite suas redes sociais!

Fazer um comentário

Seu endereço será preservado.