Quebra Cabeça Pedagógico Trenzinho

Quebra Cabeça Pedagógico Trenzinho

Nós adoramos brinquedos pedagógicos!
Esse quebra cabeça trenzinho que a Di Feltro Artesanato criou já ganhou nosso amor.

Aprenda a fazer, passo a passo, crie a sua versão com os acessórios que você preferir, capriche nas fotos, e ganhe seu dinheirinho extra!!

Marque a #feltromewi nas suas publicações, vamos adorar ver suas fofuras.

LISTA DE MATERIAL

– Feltros: Caramelo, Branco, Verde Claro, Amarelo.

– Feltros Mewi:

  • Clássicos Érica Catarina – Listras Azul
  • Clássicos Érica Catarina – Listras Vermelha
  • Páscoa dos Sonhos – Chevron
  • Joaninha – Composê 3

– Linhas de Bordar branca, verde claro, amarelo, azul claro e preto

– Retângulo de Manta PAC 8mm com 29 x 23 cm

– Manta R2

– Fita Gorgurão cor goiaba, branca e azul clara 5 mm

– 8 meia pérola azul brilhante de 1 cm

– 4 meio coração perolado de 1,3 cm de altura

– 17 cm de corrente dupla de mini meia pérola

– Caneta Fantasminha

– Bastão e Pistola de cola quente

– Cola de silicone líquida

– Tesoura

– Retângulo de Papel Panamá de 29 x 23 cm

PASSO A PASSO

Risque os moldes das partes separadas do trem, na Manta R2 e nos feltros conforme cores e quantidades indicadas nos moldes (foto 1).

Pegue as partes referentes à janela e posicione essas partes uma sobre a outra (alternando a direção das listras), colando com um pouco de cola de silicone ao centro (para não atrapalhar o bordado) somente para posicioná-las no local enquanto borda. Cole, com cola de silicone, por trás do feltro de listras azuis o pedaço de Manta R2 referente a esse quadrado. Borde, com 1 fio de linha branca e ponto atrás (costurando também de forma a prender a manta R2 nos feltros), as margens do feltro branco no feltro Mewi de listras vermelhas e as margens deste no feltro Mewi de listras azuis.Com a caneta fantasminha, risque os dois riscos da janela (feltro branco) e borde-os com 1 fio preto e ponto atrás. Repita esse processo com os feltros do lado de trás da janela e una-os à parte de trás da Manta R2, fechando o “sanduiche”: Feltro branco/Feltro Mewi Listras Vermelhas/Feltro Mewi Listras Azuis/Manta R2/Feltro Mewi Listras Azuis/Feltro Mewi Listras Vermelhas/Feltro branco. Após unir tudo, costurar as margens com ponto caseado e 1 fio de linha azul claro. Foto 6: JANELA do trem finalizada.

 

Pegue as partes da frente do trem (manta e feltros) e cole a manta R2 atrás de uma das partes. Borde o farol amarelo no feltro Mewi Joaninha no local indicado no molde com 1 fio de linha amarela e ponto atrás, bordando também prendendo a manta no feltro. Repita o bordado do farol na outra parte do feltro Mewi Joaninha. Una essa outra parte à parte de trás da Manta R2, fechando o “sanduiche”: Feltro Joaninha/Manta R2/Feltro Joaninha. Foto 10: FRENTE do trem finalizada.

Cole a manta R2 entre os feltros amarelos do teto do trem, de forma centralizada. Borde a margem com 1 fio amarelo e ponto caseado. Foto 12: TETO parcialmente finalizado.

Pegue as partes referentes à chaminé do trem e, primeiramente, cole o centro do topo amarelo da chaminé no lugar certo e um pouco das bordas do topo da chaminé riscado no feltro Mewi listras vermelhas, de forma a diminuir as camadas para casear. Repita o mesmo processo com a parte de trás da chaminé. Cole a manta R2 entre essas partes e caseie as margens, sendo que a parte amarela seja feita com 1 fio amarelo e a parte listrada de vermelho com 1 fio branco. Foto 16: CHAMINÉ do trem finalizada.

Repita com a base amarela para encaixe de rodas do trem, o mesmo que foi feito com o teto (Fotos 11 e 12). Foto 18: BASE PARA RODAS parcialmente finalizado.

Pegue as peças verdes do motor do trem e una as partes como foi feito como foi feito com o teto e com a base para rodas, caseando as margens com 1 fio verde. Pegue as fitas gorgurão e contorne esse motor colando as fitas com cola de silicone, iniciando a colagem na frente, passando por trás e terminando na frente novamente. IMPORTANTE: Para um melhor acabamento, inicie e finalize a colagem das fitas seguindo a altura alternada em que os meio corações perolados foram colados na peça, de forma a tampar as pontas das fitas. Foto 22: MOTOR parcialmente finalizado.

Nas rodas, você vai repetir o mesmo processo realizado na janela, sem os riscos feitos no feltro branco. Foto 26: RODAS parcialmente finalizadas.

Todas as peças acima prontas. Trem parcialmente finalizado.

Pegue a manta PAC e recorte um retângulo de 29 x 23 cm. Pegue o molde do trem referente à manta PAC e risque-o com caneta esferográfica na manta de forma centralizada, como mostra a foto 28. Recorte a parte interna do trem na manta PAC, deixando as bordas inteiras. Cole, com cola de silicone, o avesso do lado que você riscou no avesso do feltro Mewi Chevron, deixando uma margem de cerca de 2 cm de feltro sobrando para fora do retângulo da manta, para que essa seja dobrada e colada (Foto 29). Recorte as quinas do retângulo do feltro Chevron para facilitar a dobra e a colagem, conforme mostra a foto 30. Ainda com cola de silicone, vá dobrando e colando as margens externas conforme mostra a foto 31. Já para a parte interna do trem, recorte o feltro Chevron onde está o miolo do trem, retire o miolo também deixando uma margem interna de 2cm, que você vai dar vários piques com a tesoura (principalmente nas curvas) e dobrando e colando o feltro Chevron, cobrindo toda a margem interna do trem, conforme mostra as fotos 31 e 32.

Pegue o retângulo de 29 x 23 cm feito no papel Panamá, e cole-o no feltro caramelo com cola de silicone, deixando também uma margem de 2 cm para fora do papelão, que você também vai cortar as quinas e dobrar e cola-las para trás, como mostram as fotos 33/34/35/36.    

Após tudo bem seco, pegue a fita de gorgurão cor goiaba e vá colando, com cola de silicone, cobrindo toda a margem interna do trem, tendo o cuidado de deixar o alinhamento e acabamento perfeitos, sem excesso de cola e com as pontas se unindo sem sobrepor uma na outra. Foto 38: MARGEM INTERNA finalizada.

Para finalizar as peças que estão pendentes, pegue o teto, as rodas e a chaminé e cole, com cola de silicone, 4 meia pérolas brilhantes azuis no teto, 1 no centro de cada roda e 2 na parte amarela da chaminé, conforme mostra a foto. Cole os corações no motor tampando a união das pontas, lembrando de colá-los de forma alternada, sendo 2 em cima e 1 embaixo, conforme mostra a foto. Pegue a corrente dupla de mini meias pérolas e cole no topo da base para rodas, conforme mostra a foto.

Para finalizar a peça, cole com cola de silicone, a parte da manta PAC de Chevron, no retângulo caramelo feito no papel Panamá. Cole e pressione bem para que fiquem bem unidos. Para arrematar a peça, cole outro retângulo de feltro caramelo na parte de trás do retângulo de papel Panamá, dessa vez sem margem sobrando e cortando o excesso de margem para que fique do mesmo tamanho do retângulo, conforme mostra a foto 42.

Peça finalizada! Basta encaixar o quebra cabeças no espaço indicado e divertir muito com a criançada!

Este PAP foi desenvolvido pela querida Di Jensen do Ateliê Di Feltro.

Para conhecer outros trabalhos da artesã, visite suas redes sociais!

Fazer um comentário

Seu endereço será preservado.