Cãozinho Sapeca – Educativo

Cãozinho Sapeca – Educativo

Isso é amor a primeira vista!
Que cãozinho mais fofo a Di Jansen criou, para brincadeira educativa e treinamento motor.

Você também pode fazer, é só seguir o PAP super explicadinho que ela preparou.
Depois, é diversão na certa!
Fotografe bem produzido, e mostre seu cãozinho nas redes sociais, presenteie, venda, e aproveite muito.

LISTA DE MATERIAL

Feltros: Caramelo, Rosa Médio, Rosa Claro, Palha.

Feltros Mewi:

– Doceria – Sorvete Fundo Rosa

– Festa Junina – Colcha de Retalhos

– Páscoa dos Sonhos – Big Poá

– Páscoa dos Sonhos – Listras

– Páscoa dos Sonhos – Losango

– Joaninha – Composê 2

– Joaninha – Composê 3

Linhas de Bordar nos tons dos feltros e preto

Manta Acrílica

Fibra Siliconada

1 Guiso dourado

4 cm de fita gorgorão vermelha de 5 mm

Caneta Fantasminha

Bastão e Pistola de cola quente

Tesoura

Cone de papelão de 30cm (parte interna do rolo papel alumínio utilizado em cozinha)

Fita métrica

Tinta para tecido Acripuff branca

Tinta para tecido Acripuff preta

1 pincel de ponta fina para pintar os olhos

Risque o molde do Arco do corpo nos tons de feltro Mewi indicados. Para fazê-los à máquina, corte o risco com sobra, una direito com direito, costure deixando espaço para desvirar e encher. Costure em cima do risco, recorte os excessos, desvire, encha e feche com ponto invisível. Se fizer costurado à mão, costure com ponto atrás pelo avesso, repetindo o mesmo processo. Faça todos os 24 arcos, sendo 2 de cada cor e reserve. Foto 005, arco finalizado.

Risque os moldes do bumbum (parte caramelo e palha), sobreponha a parte palha no local indicado e costure com ponto atrás, prendendo-a no feltro caramelo.

Faça uma máscara do risco das curvinhas no molde do bumbum e risque as curvinhas com caneta fantasminha no feltro palha. Borde esse risco com linha preta dupla e ponto atrás.

Junte as partes caramelo, costure as margens com ponto caseado (mudando de cor de linha conforme muda a cor do feltro), encha bem e feche o caseado. Foto 011, bumbum finalizado.

Repita o mesmo processo feito no bumbum na parte da frente do corpo, sobrepondo as partes palha e prendendo tudo no feltro caramelo com ponto atrás.

Aqui, antes de unir as partes caramelo, corte um pouco da margem das partes caramelos na região das patas (foto 016) e na parte de cima do corpo (foto 018). Assim fazendo, fica mais fácil fazer o caseado, pois terá só as 2 camadas de feltro palha para casear ao invés de 4 camadas (2 caramelo e 2 palhas). Junte as partes caramelo, costure as margens com ponto caseado (mudando de cor de linha conforme muda a cor do feltro), encha bem e feche o caseado.

Foto 019 frente terminada, foto 020 costas da frente finalizada.

Nas patas (fotos 021 e 022) traseiras e dianteiras, risque com caneta fantasminha o risco entre os dedos e, com linha dupla preta, borde fazendo a marcação dos mesmo e arrematando sem deixar os nós aparecendo.

Risque os moldes da cabeça e sobreponha a mancha palha no local indicado, prendendo-a na parte caramelo com ponto atrás e linha palha.

Faça uma máscara do risco dos olhos e da parte superior da boca no molde da cabeça e risque-as com caneta fantasminha nos feltros palha (parte superior da boca) e caramelo (olhos). Pegue a parte do fundo da boca e posicione encaixando-a no contorno da boca. Prenda-a com ponto atrás no local indicado.

Pegue a parte da língua e, antes de costura-la no local indicado, faça o risco interno da mesma, bordando-o com ponto atrás e linha preta (com cuidado para não deixar nós aparecendo, principalmente porque a língua fica solta. Posicione a língua no local indicado e prenda-a (somente a parte superior da mesma) com ponto atrás no local indicado. Para finalizar, borde todo o contorno da boca, inclusive por baixo da língua, com linha preta dupla e ponto atrás.

Pegue as peças relativas as orelhas (feltros caramelo, rosa médio e mantas) e primeiro posicione as partes rosas nos locais indicados dentro de cada orelha. Costure-as prendendo na parte caramelo com ponto atrás e linha de bordar rosa.

Depois, coloque a manta como enchimento e feche a peça com a outra parte caramelo, bordando as margens com ponto caseado e linha caramelo. Repita o processo nas duas orelhas.

Pegue a parte caramelo da frente da cabeça e, na margem debaixo da língua, por dentro, corte um pouco a margem caramelo para facilitar o caseado (foto 038). Junte as duas partes caramelo da cabeça, posicionando as orelhas nos locais marcados no molde com uma gota de cola quente e comece o caseado entre parte caseando e fixando a orelha esquerda primeiro, depois contorne toda a cabeça até prender toda a orelha direita (sempre trocando a cor da linha quando trocar a cor do feltro), deixando um espaço do topo da cabeça para encher.

Encha bem a cabeça, principalmente as partes dos “pelinhos” dentro das orelhas e laterais das bochechas, não deixando nenhuma parte enrugada. Com a tinta para tecido Acripuff preta e o pincel, pinte os olhos já riscados e deixe secar totalmente.

Separe as partes do rabinho e do focinho (feltros e mantas) e usando a manta como enchimento, feche-as normalmente com caseado. Depois que tiverem prontos, cole-os com cola quente nos locais indicados.

Com uma linha preta dupla, faça uma profundidade no olho que está fechado, dando dois pontinhos em cada lado do olho, puxando bem e entrando e saindo com a agulha na parte de trás da base da cabeça, deixando assim o nó escondido quando colar a cabeça no corpo.

Usando o cone interno de rolo de alumínio utilizado em cozinha (o que utilizei tem 30 cm de comprimento e 9,5cm de largura).

Corte o feltro caramelo de modo que sobre 1 cm em cada ponta, ou seja, se o rolo tem 30 cm, o retângulo terá 32 cm de comprimento. E na largura, o retângulo de feltro deverá ter 1cm a mais, logo, o cone tem 9,5cm de largura, então o retângulo será de 10,5cm de largura. Resumindo, cortar um retângulo caramelo de 32×10,5cm.

Dobrar esse retângulo horizontalmente, bordar com ponto caseado a margem, virar do avesso e “vestir” o cone com esse feltro mantendo o caseado para dentro conforme foto 057 e 058).

Centralizar o feltro no cone, deixando sobrar um pouco para cada lado e passar cola quente nessa sobra, dobrando-a e colando-a para dentro do cone.

Antes de prender o cone no corpo, centralize-o no corpo com um arco encaixado, de forma a deixar posicionado permitindo que o arco fique um pouco acima da altura do corpo como mostra a foto 062.

Marque essa posição e enfie uma agulha com linha dupla caramelo na ponta dobrada do cone (para esconder o nó e fazer o ponto invisível depois). Encha o cone com bastante cola quente por dentro, na borda interna e cole pressionando no local marcado no corpo (parte do bumbum) até secar totalmente. Depois, reforce essa colagem finalizando com ponto invisível prendendo bem forte (deve suportar o tira e coloca de arcos pelas crianças) todo o contorno da peça no corpo. Repita o mesmo processo com colando e costurando o cone na parte da frente do corpo.

Antes de colar a cabeça no corpo, recorte o molde da coleira. Enfie a fita gorgorão vermelha no guiso dourado e cole as pontas dessa fita com uma gotinha de cola quente.

Depois enfie essa fita do guiso na coleira e deixe centralizada. Cole a coleira na parte superior do corpo, deixando a parte onde fica o guiso sem colar, para que ele possa ficar balançando e fazendo barulho quando a criança brincar.

Cole a base da cabeça no corpo, de forma ligeiramente inclinada, sem deixar aparecer a cola na parte de trás da cabeça. Encaixe todos os arco no corpo alternando as cores para finalizar a peça.

(foto 72/73) PEÇA FINALIZADA!!!

GALERIA

Este PAP foi desenvolvido pela querida Di Jensen do Ateliê Di Feltro.

Para conhecer outros trabalhos da artesã, visite suas redes sociais!

Fazer um comentário

Seu endereço será preservado.